C.A.A.E – Centro de Apoio ao Estudante
PROJETO – (estudo de caso)
ARARAQUARA/SP, 2008
A iniciativa para o desenvolvimento deste projeto surge após a realização de uma profunda pesquisa em torno da qualidade dos equipamentos e da infraestrutura das instituições de ensino superior do Brasil, associando esta temática a reciclagem e o reuso de containers marítimos como módulos construtivos acessíveis e de rápida implementação. A proposta deste estudo de caso surge após uma análise realizada no Campus da Universidade de Araraquara (UNIARA), onde os alunos do curso de Arquitetura e Design apontaram diversos problemas operacionais e de infraestrutura que estariam prejudicando o desempenho dos alunos e limitando a atuação dos professores.
O objetivo principal baseia-se na criação de um espaço anexo ao centro comunitário do campus, voltado exclusivamente para estudantes de arquitetura e design, com as seguintes diretrizes: o novo espaço não deveria interferir nas instalações existentes da universidade; deve ter um sistema de construção modular rápido, e deve permitir soluções de realocação (itinerante) simplificada. Depois de analisar diversos sistemas construtivos e materiais para a composição do projeto, o uso de contêineres marítimos se mostrou o mais promissor, tendo em vista o contexto econômico e ambiental a qual se enquadram.
Hoje, existem mais de 30 milhões de contêineres em desuso em todo o mundo. A reutilização e a reciclagem de contêineres usados para outros fins que não o transporte de produtos vêm crescendo na maioria dos países mais desenvolvidos. O conceito de módulos habitáveis já é uma tendência de sustentabilidade global e consolidada em várias áreas.
O projeto consiste na utilização de dez contêineres agrupados através de uma estrutura metálica, contemplando: área de exposições multiuso, biblioteca, áreas de estudo e desenvolvimento de projetos, área tecnológica, auditório para palestras e workshops que podem ser utilizados para apresentação de trabalhos e sessões de cinema. No nível superior, o projeto inclui um centro de integração e convivência para alunos e professores. Coberturas verdes foram utilizadas como ferramenta de controle da temperatura dos ambientes internos.
Autor: Sergio Augusto Mancini
Superfície construída: área útil: 540m² / área ocupada: 800m².
Sistemas construtivos: Estrutura metálica e Módulos Pré-fabricados através da reutilização de contêineres de carga marítimos.
Projeto: 2008
Imagens: Mancini Arquitetura