3×9 design e comunicação

PROJETO – (estudo de caso)

LONDRES – STRATFORD, 2008

O contexto deste projeto se concentra no distrito de Stratford, região degradada de Londres, que quatro anos antes da realização das olimpíadas de 2012, passaria por um impiedoso processo de “gentrificação”. Imóveis antigos começam a ser demolidos tendo em vista a forte especulação imobiliária ocasionada logo após o anuncio de que a cidade de Londres se tornaria a nova sede. Um montante de lotes vazios começa a surgir e o com eles, o interesse de empresas e startups londrinas de moverem suas matrizes para este ponto, tendo em vista a acessibilidade econômica e a possibilidade de o novo endereço se tornar um ponto de interesse em um futuro breve. A iniciativa para realização desta proposta inicia-se após a análise socioeconômica destas áreas, antes degradas e agora promissoras.

O objetivo principal do projeto leva em consideração a rapidez necessária para locação dessas empresas, através de um sistema construtivo rápido, confiável, acessível, de baixo impacto ambiental e geração de resíduos. O sistema é baseado na montagem de módulos pré-moldados de concreto armado, como aduelas. A utilização de elementos pré-fabricados reduziria o custo final da obra e resultaria na liberdade de se construir rapidamente, independente das condições naturais, como extensas temporadas de chuva e neve, por exemplo.

Após a confecção dos módulos necessários, os mesmos podem ser transportados até o local da obra o que resultaria em um tempo de execução bem menor comparado aos sistemas convencionais. As novas empresas se estabeleceriam de maneira mais rápida, fazendo com que o desenvolvimento econômico local também evoluísse com a mesma rapidez.

3×9 é um estudo de caso de aplicação deste sistema, o projeto consiste na implementação de um agencia de pequeno porte, que atua no ramo da comunicação e design. O projeto todo é baseado em um cubo com dimensões de 9x9x9 metros subdivididos em 27 módulos 3x3x3 metros, que no caso, é medida padrão dos módulos pré-fabricados. 27 módulos possibilitam até 243 m² de área construída, com inúmeras possibilidades de configuração provendo maior liberdade de criação aos profissionais da arquitetura no desenvolvimento dos projetos.

Este tipo de sistema pode ser considerado como sendo “itinerante”, permitindo mudanças de localização rápidas em eventuais necessidades de ampliação, ou seja, toda a edificação antes estabelecida pode ser realocada em qualquer parte do país e ampliada se necessário.

Flexibilidade é palavra que define o sistema e apesar de estar sendo utilizado para instalações de cunho comercial neste caso, pode ser aplicado no desenvolvimento de moradias de cunho social ou não, instalações públicas, e até mesmo na construção de abrigos temporários para vítimas desastres naturais.

 

Autor: Sergio Augusto Mancini
Superfície construída: 243m² de área útil.
Sistemas construtivos: Módulos pré-fabricados em concreto armado (aduelas) e estrutura metálica.
Projeto: 2008
Imagens: Mancini Arquitetura