Maxhaus 01 – BookHaus
PROJETO
SÃO PAULO/SP, 2011
Premiado – 3º lugar “Battle of Concepts Brasil” – O que fazer com 70m²?
assista a chamada oficial do concurso clicando aqui
*Awarded – 3th Place “Battle of Concepts Brasil” – What to do with 70m²?
A MaxHaus, que há quatro anos trouxe o conceito ArquiteturAberta™ ao mercado imobiliário brasileiro – que dá ao proprietário a possibilidade para escolher como quer o seu apartamento, lança através da parceria firmada com a Battle Of Concepts Brasil, o desafio: “O que fazer com 70m²? ”
A proposta de arquitetura de interiores inscrita neste concurso se baseou em alguns aspectos chave, tais como: Atemporalidade e flexibilidade. O conceito MaxHaus por si só, é considerado sinônimo de inovação em relação ao desenvolvimento de empreendimentos residenciais. O conceito da proposta tira proveito das peculiaridades de ambos, morador e edifício.
A estrutura física matriz do apartamento possui aspectos contemporâneos, porem o concreto, que é um dos elementos que representa a identidade do edifício, surge no século XIX. Em suma, o concreto, assim como a madeira, o vidro e o aço, é considerado um elemento arquitetônico atemporal. “Atemporalidade” é a palavra-chave deste conceito. A paleta de cores é definida pelos materiais originais e pelos objetos pessoais do usuário.
O conceito atemporal foi utilizado também na distribuição do layout onde o mobiliário icônico quase centenário se mistura com as peças mais recentes da cena atual. Esta ligação entre os elementos, nos leva a uma viagem pela História da Arquitetura e do Design.
Nos anos 20, Le Corbusier diz: “A casa é uma máquina de morar”. Inspirados nesta citação icónica, alguns móveis foram pensados para desenvolver uma função multitarefa, desempenhando de forma versátil funções de viver e trabalhar, no mesmo local. A divisão de madeira entre a Sala e o Quarto é o roupeiro. A divisão é uma peça multitarefa e abriga o console de TV que é rotacionado por um pivô de metal. Este sistema giratório favorece tanto o quarto quanto a sala de estar com o sistema de entretenimento.
Concluindo, o conceito BookHaus é definido pelo modo de vida da sociedade moderna. “Tudo o que você admira, possui, faz e tudo o que você é como ser humano se reflete em seu modo de vida e em seu modo de morar. Seu modo de vida fala por você e seu modo de viver é atemporal”.
Autor: Sergio Augusto Mancini
Superfície construída: 70m²
Sistemas construtivos: Marcenaria inteligente, serralheria e dry-wall.
Projeto: 2011
Imagens: Mancini Arquitetura