CASA PINDORAMA – 01

PROJETO

MATÃO/SP, 2019

A edificação, repousa sobre um lote plano de 354 m² (11,80 x 30,00m), na pequena cidade de Matão, interior do Estado de São Paulo, dimensões generosas, vide as ofertas presentes atualmente no mercado imobiliário local e também pelo fato de o mesmo estar inserido dentro do perímetro urbano, localizado a apenas 2,5 Km da área central, este pedaço de terra pode ser considerado um “achado” diante do cenário econômico atual.

Num contexto de escassez de mão de obra especializada e processos de industrialização ainda tímidos, buscamos explorar materiais e métodos convencionais, já empregados em larga escala, experimentando e reinterpretando sua utilização. Desta forma a imperfeição e a imprecisão, características do tradicionalismo construtivo, se tornam qualidades aliadas da experimentação “low- tech” dos métodos artesanais.

O sistema construtivo adotado pode ser considerado “misto”, tirando proveito do que cada um possui de melhor, sempre tendo com premissa principal a racionalidade, praticidade de execução e os aspectos naturais de cada um deles. Estruturas nuas, materiais expostos e a tão almejada harmonia visual sendo apenas consequência da escolha concisa e inteligente através do uso dos mesmos.

A macroestrutura deste projeto é baseada no uso de blocos estruturais de concreto, colunas embutidas dentro dos próprios blocos servem de apoio para vigas metálicas de bordo que exercem também a função de platibanda, escondendo a estrutura (LSF) da cobertura em telhas termo acústicas.

A modulação dos blocos determina as dimensões finais e como consequência, reduzirão a zero o índice de resíduos de obra. Lajes alveolares pré-moldadas apoiadas em duas empenas estruturais situadas nas divisas servem de piso para o pavimento superior. Tanto no pavilhão social quanto no íntimo o piso é monolítico. Muitos elementos adotados, tais como alvenaria em blocos estruturais, pisos monolíticos, ainda demandam execução artesanal, em contrapartida, estruturas metálicas, lajes e sistemas de forro e divisórias por já possuírem métodos de montagem industrializados reduzem o cronograma final de execução drasticamente, o que no final gera economia considerável de recursos naturais e também financeiros.

 

Autor: Sergio Augusto Mancini
Superfície construída: 190m² (Taxa de ocupação – 53,6%)
Sistemas construtivos: Estrutura metálica, bloco estrutural de concreto, lajes alveolares pré-moldadas, pré-moldados de concreto.
Projeto: 2019
Imagens: Mancini Arquitetura

perspectiva isométrica explodida