Casa Ponsoni

CONSTRUÍDO

MATÃO/SP, 2019

Situada num pequeno terreno de apenas 175,5 m² (6,50×27,00m), dentro do perímetro urbano, esta residência, apesar das dimensões modestas, tira proveito do sistema construtivo para proporcionar amplos ambientes e toda infraestrutura necessária para o funcionamento de uma edificação que deve se caracterizar como residência.

Os muros perimetrais executados em blocos de concreto estrutural, apoiam uma série de quatro vigas metálicas que dão origem a uma estrutura pavilhonar. Este pavilhão se subdivide em dois setores, social e íntimo, que se separam por um pequeno pátio central, que possui a função de prover iluminação e ventilação para os ambientes internos de maneira natural.

Todas as subdivisões internas são compostas por sistemas pré-fabricados em painéis do tipo “drywall”. A ideia principal, foi conceber uma estrutura leve, de execução descomplicada e rápida e simplicidade formal, que proporcionasse integração dos ambientes e amplitude.

Todo o programa de necessidades ocupa uma área de apenas 95 m² que se distribui por áreas integradas (estar, TV, jantar, eixo gourmet e pátio central), áreas de serviços e duas suítes.

 

Autor: Sergio Augusto Mancini
Superfície construída: 135m² (Taxa de ocupação – 76,9%)
Sistemas construtivos: Blocos de concreto estrutural, vigas metálicas em perfis dobrados, telhas isotérmicas e dry-wall.
Projeto: 2019
Imagens: Mancini Arquitetura

obra concluída
obra concluída
obra concluída
obra concluída
obra concluída
detalhe 01 – obra concluída
obra concluída